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22.11.2017

SIBS e IBM juntas no combate à fraude no pagamentos com solução cognitiva inovadora

SIBS celebra parceria estratégica com a IBM para o desenvolvimento de uma solução cognitiva de deteção de fraude em tempo-real, inovadora e única no mercado, agregando o know-how e procedimentos de segurança e anti-fraude da SIBS com a tecnologia cognitiva de última geração da IBM com base no Watson. O objetivo é detetar e evitar atividades fraudulentas sofisticadas por forma a reduzir o prejuízo para os clientes decorrentes de fraudes, bem como proporcionar mais transparência e confiança ao consumidor nas suas transações.

Os desafios e oportunidades nos serviços de prevenção e deteção de fraude estão a crescer de forma exponencial em novas áreas como os pagamentos instantâneos e as API bancárias em plataforma aberta. Além disso, a pegada digital dos clientes, indivíduos ou empresas, é cada vez maior devido aos seus padrões de utilização serem cada vez mais híbridos, entre os vários canais – por cartão, pela internet e por telemóvel. Por outro lado, as capacidades e a tecnologia, suportam padrões de fraude e cibercrime cada vez mais complexos, sofisticados e à escala global. Por fim, a própria evolução da regulação está a criar novos desafios a todos os players: instituições financeiras, comerciantes, organismos públicos e outros Prestadores de Serviços de Pagamento (Third Party Providers).

Neste contexto, a SIBS decidiu reforçar a sua aposta nos serviços de deteção de fraude – PAYWATCH –, incorporando capacidades analíticas avançadas e inteligência artificial, que, em conjunto com a IBM, vai desenvolver e potenciar num modelo FPaaS (Fraud Prevention as a Service) para dar resposta a estas novas oportunidades de mercado e reforçar a sua presença em novos mercados e segmentos.

Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS afirma “Estamos confiantes que esta parceria, ao juntar duas empresas líderes como a SIBS e a IBM, vai resultar numa prestação de serviços de excelência que ajudará a reduzir os níveis de fraude nos pagamentos dos clientes”,  acrescentando que “com este serviço one-stop-shop haverá um conjunto de operadores no mercado doméstico e internacional que vão estar protegidos com a solução cognitiva mais avançada e pelas equipas antifraude mais qualificadas, o que permitirá pagamentos ainda mais seguros.”

António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal salienta que “O lançamento de uma solução inovadora de fraude cognitiva para Portugal e para o mundo, que concilia o reconhecido conhecimento e experiência da SIBS com a tecnologia avançada da IBM Industry Platform for Watson Services, representa mais um marco na aliança estratégica que temos vindo a desenvolver com a SIBS”.

Esta solução end-to-end de monitorização, prevenção, deteção, interceção e investigação de fraude nos pagamentos, ou qualquer outra transação de processamento, será prestada num modelo “as-a-service. O serviço é prestado de forma inovadora a várias entidades, sejam bancos, comerciantes ou outros prestadores de serviços de pagamento, a nível global, porque combina o conhecimento profundo da SIBS na investigação, operação de sistemas e procedimentos de deteção, interceção e prevenção de fraude com a excelência tecnológica da IBM.

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