Instalação e Gestão de ATM/POS

GESTÃO DE ATM. PARA QUE QUANDO CARREGA NO BOTÃO TUDO SAIA NA PERFEIÇÃO

As redes ATM e POS não funcionam sozinhas. É preciso que alguém esteja atento a tudo o que se passa para que nada de mal se passe.

A Gestão de Rede ATM tem essa missão. Através dela a qualidade do serviço prestado nas redes de terminais ATM (MULTIBANCO ou outras) melhora. Esta gestão otimiza as funções de monitorização, faz a gestão de incidentes e de numerário associadas, garante a resposta a pedidos, incidentes e problemas. Assegura ainda a gestão em outsourcing de redes de clientes. Mas não se fica por aí. Ora veja, em pormenor, tudo o que é feito para que cada máquina ATM faça tudo o que é suposto:

  • Monitorizamos a disponibilidade (uptime) de redes de terminais, incluindo disponibilidade técnica sob contrato (MULTIBANCO, redes privadas nacionais e/ou redes internacionais).
  • Gerimos o ciclo de reparação de incidentes/avarias, desde a identificação até ao fecho das mesmas, junto dos fornecedores (assistência técnica, sistemas de tintagem, operadores de comunicações, etc.) e/ou clientes.
  • Gerimos os contratos de assistência técnica com fornecedores, nomeadamente através do controlo dos níveis de serviço e dos índices de incumprimento e propomos melhorias ao seu funcionamento.
  • Gerimos e monitorizamos os projetos-piloto e lideramos os testes de aceitação de novos terminais, versões de software e firmware a instalar na rede, efetuando a distribuição de novas versões de software para as redes de terminais ATM sob contrato, bem como de novas versões de ecrãs e publicidade.
  • Monitorizamos e propomos medidas para otimização da experiência na utilização dos terminais da rede MULTIBANCO, incluindo imagem e segurança.

A monitorização da rede permite a visão em real-time, de forma contínua e permanente (24×7), do estado da Rede, controlando os diversos indicadores de performance, disponibilidade e estado dos terminais. O sistema (aplicação) utilizado permite:

  • A receção, análise e processamento automático, em tempo-real, de todos os eventos reportados pelos equipamentos ou operadores dos equipamentos.
  • A verificação e controlo das situações de fora-de-serviço, equipamentos sem transações ou sem levantamentos e deteção e análise de constrangimentos de comunicações.
  • A análise das condições de ocorrência de anomalias e adaptação de procedimentos.

É utilizado um sistema de gestão de incidentes preparado para receber, analisar, dar resposta e gerir informações complexas sobre estados dos equipamentos, maximizando a disponibilidade da rede e efetuando a análise das evoluções de estado e disponibilidade de serviço desde a ocorrência até à efetiva resolução.

Baseado no princípio de “management by exception” (gestão por exceção), o sistema focaliza-se exclusivamente nos equipamentos com anomalias e inclui funcionalidades completas de gestão de eventos para redes de ATM, POS e Helpdesk.

A gestão de contratos de assistência técnica (incluindo Hardware, Software, Comunicações e Sistemas de Tintagem de Notas) permite ainda o controlo dos Níveis de Serviço contratados com os diversos fornecedores e inclui processos de cálculo e aplicação de penalidades e bonificações.

GESTÃO DE POS. PARA QUE NA ALTURA DE PAGAR NADA VENHA A FALHAR

Tão importante quanto criar uma rede de Terminais de Pagamento Automático (físico ou virtual) é fazer com que o funcionamento desta rede ocorra sem falhas.

Para isso, criámos a Gestão de Rede POS que tem por missão maximizar a qualidade do serviço prestado, otimizando as funções de monitorização e gestão de incidentes, bem como garantindo a resposta a pedidos originados por problemas que se estejam a verificar.

As nossas áreas de atuação:

  • Apoiamos na preparação de dados relevantes, para que possam ser analisados e, se necessário, definidas propostas de alteração aos produtos de uma forma global.
  • Gerimos e monitorizamos os projetos-piloto de TPA, liderando os testes de aceitação de novos terminais e versões de software a instalar na rede.
  • Supervisionamos a distribuição de novas versões de software para redes de terminais TPA (nacionais e/ou internacionais), por parte dos fornecedores de assistência técnica.
  • Consolidamos o parque de terminais, no que diz respeito a versões, por forma a contribuir para a manutenção sistémica das operativas que correm na rede MULTIBANCO do lado do acquiring.