Voltar

SIBS lança o primeiro sistema eletrónico interbancário em Timor Leste – o P24

A SIBS implementou o primeiro sistema eletrónico interbancário de Timor-Leste, o P24 que, numa primeira fase, vai abranger clientes do português BNU e do indonésio Mandiri, estando ainda a decorrer o processo de integração interna no timorense BNCTL e do também indonésio BRI. A rede abrange quer Caixas Automáticos, quer Terminais de Pagamento Automático instalados nos estabelecimentos comerciais, com acesso às principais transações bancárias.

Progressivamente, a rede aceitará cartões internacionais da marca Visa e, mais tarde, de outras redes, incluindo Mastercard e Union Pay.

O projeto inclui ainda a interligação entre as operadoras de telecomunicações (Timor Telecom, Telemor e Telkomcel), permitindo o desenvolvimento do sistema Mobile Money.

O governador do Banco Central de Timor-Leste, Abrão de Vasconcelos, sublinhou a natureza histórica deste “evento de transformação importante no sistema financeiro de Timor-Leste”, que permite aumentar o acesso ao sistema de pagamento do país e consolidar a estratégia nacional para o desenvolvimento do sistema financeiro timorense.

Quando estiver a funcionar em pleno, a nova rede interbancária permitirá também o pagamento de impostos e outras taxas, operações que estão agora a ser feitas, na quase totalidade, aos balcões do BNU.

A SIBS volta assim a dar o seu valioso contributo para o desenvolvimento de uma economia digital, exportando o seu know how para outras geografias. De recordar que a empresa está já presente em mais de 10 mercados como Nigéria, Argélia, Polónia e Angola.